terça-feira, 10 de junho de 2008

Conselhos Virajovens em BH: Grupo Cultural Entreface dá ínicio a mais um ciclo de atividades em escola pública



A Revista Viração é um projeto social de educomunicação sem fins lucrativos, criado em março de 2003. Afiliado à organização não-governamental Associação de Apoio a Meninos e Meninas da Região Sé (AAMM), recebe apoios institucionais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).



Tem como missão promover práticas de comunicação, educação e mobilização entre jovens e adolescentes. Traz como grande inovação em termos de produção de mídia pelos jovens e adolescentes: o Conselho Jovem, composto por representantes de escolas públicas, escolas privadas, ONGs, fundações, movimentos sociais jovens etc. Os conselhos atuam em 20 capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Manaus, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, e reúnem, em média, de 15 a 20 jovens. Em cada uma dessas capitais atuamos em colaboração com entidades parceiras que trabalham diretamente com jovens e comunicação comunitária.


Em Belo Horizonte, o Grupo Cultural Entreface tem como entidade parceira a ONG Associação Imagem Comunitária (AIC). Em 2007, o grupo coordenou o Conselho Virajovem de Comunicação, coletivo que tinha como objetivo dar visibilidade as iniciativas artísticas e culturais da região metropolitana de Belo Horizonte, por meio da produção de matérias e reportagens para a revista impressa e site.



A proposta em 2008, tendo em vista a grande demanda de atividades que envolvem os elementos da comunicação comunitária em escolas públicas e particulares, elaboramos um plano de ação com o objetivo de ampliar os espaços de produção para a revista. Desde o março, as atividades do Conselho Virajovem MG foram incorporadas às oficinas de comunicação ministradas pelos integrantes do Grupo Cultural Entreface em escolas públicas. Cada grupo tem autonomia para definir a metodologia de trabalho, contudo, incialmente trabalhamos com Jornal Mural. Uma vez por mês, é produzido um Jornal Mural sobre um assunto escolhido pelo grupo de jovens.



No último domingo, dia 06 de junho, foi o primeiro dia de atividades na Escola Municipal Professor Moacyr Andrade, localizada na região norte de BH. As ofcinas são realizadas no programa Escola Aberta, com recursos da Unesco. O Grupo Cultural Entreface, conta com o apoio dos professores e alunos para o desenvolvimento de atividades que possibilitem o uso dos meios de comunicação nos projetos pedagógicos da escola. Acreditamos que neste processo, podemos compartilhar experiências e construir coletivamente novas metodologias de trabalho na perspectiva da educação midiática, no intuito de potencializar a produção de conhecimento.