quarta-feira, 22 de julho de 2009

Grupo Cultural Entreface marca presença na Conferência Nacional Livre de Juuventude e Comunicação, promovida pela Revista Viração, em São Paulo


Juventude debate propostas para Conferência Nacional de Comunicação


Organizações de todo o país se reúnem neste sábado em São Paulo para construir propostas para a I Confecom. Na pauta, debates como a imagem do jovem veiculada na mídia e mecanismos de incentivo à produção e veiculação de conteúdos juvenis.

No próximo sábado, dia 25 de julho, em São Paulo, jovens de todo o país darão largada à construção de propostas da juventude para a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Reunidos na Conferência Livre Nacional “Juventude e Comunicação”, eles debaterão o que querem transformar na mídia brasileira e formas de levar essas idéias para as etapas municipais, estaduais e para a etapa federal da Confecom, que acontece de 1º a 3 de dezembro, em Brasília.

A Conferência Livre acontecerá na escola estadual Carlos Maximiliano Pereira, na Vila Madalena. As atividades começam às 9h e contarão com apresentações e manifestações culturais, coleta de depoimentos em vídeo, cobertura em tempo real via twitter e rádio-falante. Toda a programação será transmitida via internet pelo site da IPTV/USP –
www.iptv.usp.br,
no canal “eventos” e a cobertura em tempo real estará no site especialmente criado para o evento: www.revistaviracao.org.br/conferencia.

O jornalista Eugênio Bucci integra a mesa de abertura e falará sobre acesso à informação e liberdade de expressão. No período da tarde, os jovens se reúnem em grupos de trabalho para discutir temas como a concentração da propriedade dos meios de comunicação, participação popular, a imagem do jovem na mídia, internet e novas tecnologias, diversidade e mecanismos de incentivo à produção e veiculação de conteúdos juvenis. Ao final, as propostas que serão levadas à I Conferência Nacional de Comunicação serão aprovadas em uma grande plenária. A Conferência Livre termina com o som do batuque do Grupo Afro Okum e Maracatu.


Está prevista a participação de 150 adolescentes e jovens de todo país. A Conferência Livre é organizada por entidades como Ação Educativa, Revista Viração, Projeto Cala-boca Já Morreu, Instituto Paulo Freire, Instituto Paulista da Juventude e Intervozes, entre outras dezenas de organizações juvenis brasileiras. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Friedrich Ebert/C3 e do UNICEF.


Serviço: Conferência Nacional Livre “Juventude e Comunicação”
Quando: dia 25 de julho, das 9h às 17h
Local: Escola Estadual Carlos Maximiliano Pereira, Rua Jericó, 256, Vila Madalena
Mais informações para a imprensa: (11) 3237-4091/ 3567-8687/ 9946-6073 (Rafael Silva)