sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Entreface é semifinalista da 3ª Prêmio Cultura Viva 2010


O Grupo Cultural Entreface é semifinalista do Prêmio Cultura Viva, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), com o patrocínio da Petrobrás e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), com o Projeto EntreMídias – Tecnologias da informação: refletindo os meios de comunicação e experimentando a mídia comunitária, desenvolvido em Rosaneves, Ribeirão das Neves/MG, região metropolitana de Belo Horizonte, desde janeiro de 2009.

A iniciativa visa capacitar adolescentes e jovens para o trabalho com as tecnologias da informação (TIC´s), tendo como objetivo mobilizar os participantes para as questões comunitárias, redimensionando a relação deles com o próprio lugar onde vivem. O projeto conta com atividades de produção em audiovisual, radiofônica e em mídias impressas numa perspectiva formativa. Os adolescentes e jovens participam de todo o processo de produção, desde a fase de elaboração do tema até a finalização do produto. As temáticas abordadas estão relacionadas com o contexto comunitário, dado que o objetivo é sensibilizar a juventude local e os demais moradores em relação aos problemas que os afligem. Além disso, a proposta é dar visibilidade também as manifestações artisticas e culturais da comunidade, possibilitando a difusão e o acesso as produções da comunidade.

A edição 2010 do Prêmio Cultura Viva contou com mais de 1.700 inscrições, oriundas de cerca de 750 municípios brasileiros. Essa etapa teve o objetivo de selecionar as 120 semifinalistas, entre as quais a iniciativa do Entreface se encontra. O objetivo do Prêmio é mobilizar, reconhecer e divulgar práticas culturais desenvolvidas em todo o território brasileiro. Nesta 3ª edição, sob tema Cultura e Comunicação, busca estimular e dar visibilidade a iniciativas que propiciam a criação de situações comunicativas e a construção de espaços de diálogos, favorecendo o reconhecimento e a divulgação do "saber fazer" das comunidades.

Os projetos classificados como semifinalistas receberão o Selo Prêmio Cultura Viva, uma chancela de reconhecimento desenvolvida para dar visibilidade às iniciativas que se destacam no processo do Prêmio Cultura Viva. O projeto EntreMídias conta com o apoio do programa Fica Vivo! e da ONG Associação Imagem Comunitária (AIC).